bicos de papagaio na coluna lombar

bicos de papagaio na coluna lombar

Osteofitose ou bico de papagaio é uma patologia que se caracteriza pelo desgaste das cartilagens, acompanhada pelo crescimento anormal de tecido ósseo em torno de uma articulação das vértebras onde o disco intervertebral, que deveria funcionar como amortecedor entre os ossos, está afetado.

Essas alterações, os osteófitos ou bicos de papagaio, surgem como conseqüência da degeneração da articulação vertebral, o que favorece a aproximação das vértebras e torna possível a compressão das raízes nervosas.

Na verdade, o bico de papagaio é um tipo de defesa do organismo, para absorver a sobrecarga exercida sobre as articulações e estabilizar a estrutura desgastada na coluna vertebral.

Na tentativa de estabilizar e fusionar este nível doente da coluna, o corpo humano faz crescer osso. Esse novo osso é chamado de Osteófito marginal

O nome bico de papagaio pelo qual a doença se tornou popularmente conhecida deve-se a semelhança dessa expansão óssea com o bico recurvado da ave, e se manifesta quando os ligamentos e as cartilagens que envolvem as vértebras se calcificam, como forma de estabilizar a estrutura desgastada. A osteofitose é uma das manifestações da artrose, e está e muito associada com a osteoartrite.

A maior incidência ocorre na região lombar, podendo também atingir outras partes da coluna. As dores são causadas pela própria rigidez da coluna, devido às vértebras afetadas pressionarem os nervos e músculos.

Normalmente sua manifestação ocorre em pessoas com mais de 50 anos de idade, entretanto devido a fatores de risco, tais como predisposição genética, má postura na realização das tarefas, a obesidade e a ausência da prática de atividades físicas contribuem para o aparecimento em pessoas mais jovens.

Traumas na coluna e doenças reumáticas também estão associados ao aparecimento da lesão.

Osteofitose no Joelho/Osteofitose Marginal ou Bico de Papagaio no Joelho, Pés e Coluna

A osteofitose marginal é a presença de um ou mais osteófitos na parte externa de uma articulação. Ela aparece quase exclusivamente no caso de evolução de uma artrose. A osteofitose marginal é caracterizado por uma protuberância óssea que aparece exclusivamente na face exterior da articulação.

É importante lembrar que essa doença crônica e sempre causada pelo desgaste nas articulações, portanto, teremos sempre isso como fator predominante em todas as suas manifestações, não importando se na coluna, costa, pés ou joelhos.

Osteofitose no joelho é caracterizada pelo desgaste da cartilagem entre a patela e o fêmur, e traz o nome de Osteoartrose Femuropatelar.

Na coluna temos os desgastes entre discos e cartilagem na coluna vertebral, cujo nome é artrose cervical.

Bico de papagaio nos pés é conhecida como Esporões ósseos, e são encontrados principalmente em articulações onde dois ou mais ossos se encontram, e geralmente ocorrem ao longo das bordas dos ossos do pé.

Diagnóstico do Bico de Papagaio na Coluna Lombar

A avaliação clinica o levantamento da história de vida do paciente e exames radiológicos são elementos básicos para estabelecer o diagnóstico de bico de papagaio. Exames de imagem como raios X, tomografia computadorizada e ressonância magnética ajudam a analisar a extensão e gravidade da doença.

Bico de Papagaio na Coluna Tratamento

A prevenção permanece sendo o melhor remédio. Por se tratar de uma enfermidade crônica progressiva, os tratamentos do bico de papagaio na coluna visam alivio da dor e redução da inflamação. Em casos extremos a cirurgia pode ser empregada.

bicos de papagaio na coluna tratamento

Postura corporal

Se a maioria das pessoas se atentasse à importância da correção postural ainda na infância, certamente hoje teríamos menos pessoas com problemas relacionados ao Bico de papagaio.

O mesmo se dá com a realização de tarefas no cotidiano. Procure observar sua postura ao longo do dia. No trabalho, em casa, mantenha vigilância. Essa medida evita que a doença progrida.

Até mesmo ao dormir temos que ter esse cuidado Evitar dormir de bruços e manter o pescoço reto são boas maneiras de prevenção.

Não apoiar-se em uma perna só, adequar o uso do computador na altura do pescoço, manter a coluna ereta enquanto sentado e com as pernas no ângulo correto são medidas simples que podem ser adotadas por todos.

Outra dica de ouro é atentar-se ao uso de calçados. Procure evitar sapatos de salto alto ou calçados que comprometam seu equilíbrio.

Nessas ocasiões toda a carga ocasionada pelo desequilíbrio sobrecarrega a coluna, pés e joelhos, acarretando assim em desgastes maiores das articulações nessas áreas, a osteofitose tratamento tem que ser serio e seguir a risca

Bico de Papagaio Tratamento Natural Alimentação Dieta Balanceada

RECOMENDAMOS

A obesidade causa grande sobrecarga aumentando o desgaste das articulações e conseqüentemente gera mais atrito.

Uma dieta balanceada, além de evitar o sobrepeso, ajuda na produção de anticorpos naturais e previnem inflamações e outros distúrbios.

Fique atento e busque a ajuda de um nutricionista, para que junto a esse profissional, você crie uma dieta ideal ao seu biótipo.

Para osteofitose existem diversos tratamentos naturais têm por base alimentação saudável e o uso de compressas, bolsas térmicas e hidroterapias colaboram e muito no alivio das dores.

Bico de Papagaio Tratamento Exercícios e Sedentarismo

A falta da pratica regular de exercícios físicos colabora com a rigidez das articulações, causando o engessamento, perda dos movimentos livres, perda da força muscular e inflamação dos tendões e ligamentos.

Exercícios de baixo impacto, como hidroginástica, caminhadas ao ar livre, ciclismo, yoga, exercícios aeróbicos e natação são excelentes aliados.

bico de papagaio tratamento exercicios

Envelhecimento Natural

O tempo é implacável, e todos estamos suscetíveis ao desgaste natural das articulações.

Novamente, a prevenção feita nos períodos de juventude colabora para um envelhecimento saudável, evitando assim picos de dores persistentes e perda de movimento na terceira idade.

Lembre-se osteofitose trata-se de uma doença progressiva e se você já possui a doença em estágio avançado, o caminho agora é utilizar-se das boas práticas descritas nesse artigo para ter uma melhor qualidade de vida.

CARTILAX O REMÉDIO INDICADO PARA TRATAMENTO

Recomendamos o Cartilax para Tratamento, ele é o único que não contem efeitos colaterais e traz Resultados de Verdade.

Conheça alguns dos seus benefícios

  1. Elimina Rigidez Muscular: Cartilax de Colágeno Lubrifica articulações rígidas trazendo Flexibilidade e Movimento sem Dor.
  2. Ajuda a Reparar Articulações: uc2 ajuda a Reparar articulações e Desgastes Ósseos
  3. Combate Inflamações: Elimina inflamações que Causam Dores e Desconforto
  4. Recuperação da Cartilagem: Estimula o organismo a produzir Colágeno Natural
  5. Trata Lesões: Ajuda da Recuperação de Lesões e Cirurgia Articulares
  6. Bons Resultados: Resultado Rápido e Eficiente
Comprar Cartilax com Desconto

Com Desconto Especial Hoje

Recomendamos o Cartilax para um tratamento seguro e eficiente de verdade, 100% de Satisfação ou a Devolução do seu Dinheiro

Summary
product image
Aggregate Rating
5 based on 1 votes
Brand Name
Centro de Tratamento Reumático
Product Name
Osteofitose Tratamento
Price
Por Favor Avalie-nos