Espondilose Cervical o que é DOENCASREUMATICAS.COM

Espondilose Cervical

Espondilose cervical ou artrose cervical, é a doença inflamatória reumática crônica e degenerativa mais comum no mundo todo, e é caracterizada pelo desgaste das articulações, discos e cartilagens das vértebras da coluna vertebral.

Em geral, a artrose ou espondilose cervical, atinge principalmente as vértebras C5 a C7, predominando sobre as vértebras C6-C7.

Comumente é relacionada à idade, e que se manifesta como um processo patológico, devido a modificações bioquímicas, anatômicas e biomecânicas. Mulheres são mais propensas a desenvolver a doença.

Desgaste natural da articulação, fraturas ou lesões sobre a articulação, fatores genéticos, movimentos repetitivos e deformidades ou alterações posturais também estão entre as causas da artrose cervical.

A este tipo dá-se o nome de Artrose Secundária, cuja causa é normalmente originada em outra doença, como a Doença de Paget, Diabetes, Gota, Obesidade, espondilose torácica, dentre outras.

Quando causadas devido a fatores genéticos, recebem o nome de Artrose Primária.

Possíveis Causas da Espondilose

A causa mais provável é que a artrose se inicie com uma anomalia das células que sintetizam os componentes da cartilagem, como o colágeno (uma proteína resistente e fibrosa do tecido conjuntivo) e os proteoglicanos (substâncias que dão elasticidade à cartilagem), formando micro cavidades que enfraquecem a medula do osso.

Espondilose Sintomas Característicos

Espondilose Dorsal Sintomas

Lombalgia que nada mais é do que dor lombar é o sintoma mais freqüente na artrose vertebral. Estima-se que 3 a cada 4 adultos terão essa dor. Por ano são atendidos  mais de 2 milhões de pessoas, somente no Brasil cuja causa é a dor lombar.

A dor é o primeiro sintoma, seguido de rigidez que tende a desaparecer após 30 minutos, aproximadamente.

A maioria dos afetados por esta doença, especialmente os mais jovens, apresentam poucos ou nenhum sintoma; entretanto, alguns  adultos tendem a ter incapacidades significativas.

Perda de força, formigamento, dormência nos braços e antebraços, são alguns dos sintomas da artrose cervical.

Devido à compressão das raízes nervosas ocasionadas pelo crescimento ósseo ou desgaste das cartilagens, a dor se espalha para o pescoço, ombros e braços, e movimentos do pescoço e cabeça tornam-se muito dolorosos, causando estalos na coluna cervical durante a rotação da cabeça, levando a tonturas e fortes dores de cabeça, podendo, em casos intensos, gerar perda de equilíbrio, entorpecimento e sensações estranhas.

Em raras ocasiões, a compressão dos vasos sanguíneos pode chegar até a parte posterior do cérebro, levando a problemas de visão, vertigens, náuseas e vômitos. Em alguns casos, o crescimento do osso pode comprimir o esôfago, dificultando a deglutição.

Como Diagnosticar a Espondilose

O diagnóstico é feito a partir das manifestações sintomáticas, através de exames clínicos e radiológicos. O conjunto de sintomas, caracterizados por dores nas costas, dor lombar, e exames de imagens tais como raios-X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética das vértebras cervicais, ajudam a identificar uma possível compressão da linha articular ou a presença de osteófitos.

Espondilose Tratamento

Espondilose Tratamento

O uso de analgésicos e anti-inflamatórios, como Ibuprofeno e Flanax ajudam na redução da dor e na redução do processo inflamatório, e segue às crises de inflamação.

Os relaxantes musculares  e as injeções de cortisona ajudam a aliviar  a inflamação, bem como reduzir as contraturas musculares.

Medicamentos similares à codeína e morfina são utilizados para alívio da dor na artrose mais grave.

A cirurgia é usada somente em casos extremos, sendo pouco aplicado.

Apesar do tratamentos de espondilose são medicamentoso, a base para espondilose tratamento é bastante simples: fisioterapia e cinesioterapia para o reforço muscular e manutenção do eixo de movimentação, orientação dietéticas para a perda de peso e utilização de analgésicos.

Espondilose Fisioterapia

Espondilose Lombar Fisioterapia

Espondilose Lombar Fisioterapia

De forma geral os objetivos da fisioterapia são direcionados para reduzir ou a dor e rigidez articulares; redução da sensação parestésica; manter e aumento da força muscular; aumentar e proteger a estabilidade articular e sensação cinestésica.

O programa espondilose lombar fisioterapia e adequado levando em consideração a proteção das articulações durante exercícios físicos, através de inclusão de séries de alongamento e resistência, redução da sobrecarga articular com exercícios realizados na água, como por exemplo a hidroginástica, dentre outros.

É importante salientar que o profissional levará em consideração diversos fatores na escolha da melhor programação das atividades, levando em consideração a localização e estágio da doença, bem como do paciente.

Medidas Simples que Facilitam a Vida

RECOMENDAMOS 

Existe uma serie de pequenas ações que, ao serem tomadas e adotadas na rotina diária, colaboram e muito para o bem estar e qualidade de vida do paciente. Veja algumas:

  • Uso de compressa quente para alivio de dor
  • Aplicação de gelo em locais com inchaço
  • Dar preferência à ventiladores, ao invés de ar condicionado. Essa medida ajuda a evitar contratura muscular.
  • Uso de pescoceiras para manter a região aquecida
  • Evitar correntes de ar frias
  • Manter uma dieta balanceada, evitando sobrepeso
  • Ter uma rotina de exercícios físicos, preferencialmente ao despertar

Artrose Cervical Exercícios Simples

Segue uma pratica de exercícios normalmente aplicados para esses casos. Entretanto nenhum exercício deve ser feito sem a prescrição e orientação de um profissional especializado.

Lembre-se que a doença varia em intensidade e de indivíduo para indivíduo.

Normalmente, devido a localização da inflamação, no pescoço, os exercícios focam em alongar e estimular a região, com repetições e intensidade moderada.

Devem ser feitos de 2 a 3 vezes por dia, com 10 repetições cada. Caso sinta dor ou incomodo, pare imediatamente o exercício e comunique ao seu fisioterapeuta.

Tratamentos de Espondilose Exercicios

Tente manter a respiração relaxada e ritmada.

Rotação do pescoço: Gire o pescoço, em ângulos de 360 graus, da direita para esquerda e, em seguida, da esquerda para a direita. Mantenha os ombros soltos e relaxados. Faça com calma e sem forçar.

Inclinação para frente e para trás: Mantendo os ombros relaxados, solte o pescoço para trás e, em seguida, traga o queixo até o peito. Se estiver sentindo a vontade, apoie os braços, com a mão cruzadas e atrás da cabeça. Mas atenção, não force. A posição dos braços apenas permite uma melhor respiração e maior alivio nos ombros.

Inclinação lateral: Tal como no exercício acima, só que dessa vez vamos para esquerda e para direita. Certamente você sentirá o corpo bem relaxado.

Que tal entender quais são os direitos que a legislação brasileira reserva aos portadores da Artrose Cervical ? Sim, pode acreditar. Existem e a informação, nesse caso, é o melhor remédio para ter seus direitos assegurados.

CARTILAX O REMÉDIO INDICADO PARA TRATAMENTO

Cartilax e o remédio mais recomendado pelos especialista para o tratamento Espondilose e Artrose Cervical, Recomendamos Fortemente o Tratamento com o Cartilax ele o único que não contem efeitos colaterais

Veja Alguns dos seus Benefícios

  1. Elimina Rigidez Muscular: Cartilax de Colágeno Lubrifica articulações rígidas trazendo Flexibilidade e Movimento sem Dor.
  2. Ajuda a Reparar Articulações: uc2 ajuda a Reparar articulações e Desgastes Ósseos
  3. Combate Inflamações: Elimina inflamações que Causam Dores e Desconforto
  4. Recuperação da Cartilagem: Estimula o organismo a produzir Colágeno Natural
  5. Trata Lesões: Ajuda da Recuperação de Lesões e Cirurgia Articulares
  6. Bons Resultados: Resultado Rápido e Eficiente
uc-ii-40mg-Comprar

Preço Promocional Hoje

Seguro e eficiente de verdade, 100% de Satisfação ou a Devolução do seu Dinheiro

Direitos e Aposentadoria Assegurado por Lei

Todo brasileiro que possuir alguma limitação física ou psíquica tem direitos, benefícios e isenções que podem trazer benefícios, como por exemplo, compra de veículos com isenção de impostos, tais como:

  • IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados
  • ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
  • IOF – Imposto sobre Operações Financeiras
  • Isenção de IPVA — Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores
  • Isenção de Imposto de Renda
  • Isenção de IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana ​e Isenção de Taxa de Incêndio

Direitos dos Pacientes com Espondilose Cervical

A condição de pessoa portadora de deficiência mental severa ou profunda, ou a condição de autista, será atestada conforme critérios e requisitos definidos pela Portaria Interministerial SEDII/MS nº 2, de 21 de novembro de 2003.

Essas isenções podem ser utilizadas por condutores e por não condutores; a depender das informações contidas no laudo médico e perícia do DETRAN.

 

Já a aposentadoria por invalidez e  Auxílios Doença e também são concedidos pelo INSS e deverá ser verificada pelo médico perito não apenas pelos exames médicos apresentados, mas também pela função e profissão do periciando e o tipo de queixa apresentada.

Sempre que a doença se mostrar ativa e a sintomatologia trouxerem como conseqüência a dificuldade para os atos do dia a dia, e a incapacidade para o exercício profissional por período superior a 15 dias, o paciente poderá solicitar junto ao INSS o benefício do auxílio doença.

Sempre que o estágio da doença for considerado avançado e irreversível, o paciente pode requerer administrativamente junto ao INSS, a concessão do benefício de aposentadoria por invalidez.

Summary
product image
Aggregate Rating
5 based on 3 votes
Brand Name
Centro de Tratamento Reumático
Product Name
Espondilose
Price
Por Favor Avalie-nos